segunda-feira, 5 de maio de 2008

"Religare"

Religiões acompanham o homem bem antes do que os registros históricos podem revelar (o próprio ego constituí-se a mais antiga e popular dentre as religiões).
Jesus não criou uma nova religião, tampouco uma nova filosofia. Não consigo imaginá-Lo percorrendo as ruas empoeiradas entre as multidões que O seguiam, convidando-as para aderirem a um movimento religioso, ou ainda, convencendo-as através de discursos. Se fosse para isso, Sua vinda não teria valido a pena. Aliás, a vida não faria sentido, porque a morte não teria sido vencida.
Mas sim, vejo um Jesus que andou entre homens para tornar-Se o resgate de Deus para eles. Deus se fazendo um de nós para que compreendêssemos o Conhecimento que traz sentido a nossa existência. Conhecimento, cuja compreensão está disponível a qualquer um, seja pobre, rico, feio, bonito, culto, inculto. Conhecimento demonstrado na prática para que não reste dúvidas de como aplicá-lo. Jesus faz valer a expressão religare, no puro sentido, porque nos liga novamente a Deus.
Pois se a vida fosse só filosofia ou religião, quão pobre e vazia sina a da humanidade!


Nenhum comentário: