quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobre vírus e biólogos

            

            Biólogo há de ser o mais mutante dos seres vivos. Se por uma questão de replicação, resolva-se considerar os vírus como seres vivos, os biólogos estariam teti-a-teti com este grupo. Caramba! Tem o biólogo arquiteto, o biólogo engenheiro, o biólogo, advogado, o biólogo músico, o biólogo empresário (esqueci de algum? Com certeza!). Ah, claro, tem o biólogo biólogo.
              A começar na graduação, o biólogo se vê na berlinda ao ter que optar pelo laboratório, pelo campo, ou sala de aula. Ok. A seguir, escolhe-se entre a área médica (extinta em algumas universidades públicas), molecular ou ambiental. Chega? Que é isso!!! Lá dentro tem mais...Zoologia, Ecologia, Botânica, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia, Genética, Evolução, Fisiologia, Anatomia...E mais trocentas opções.
            Ufa! Assim termina a "especiação" dos biólogos formandos. Ah, não termina...Tem as áreas afins, como matemática, estatística, informática, física, química. Porque todo biólogo que se preze é multifacetas. A maioria dos biólogos que conheci se formaria em outra grande área (humanas ou exatas) tranquilamente.
            Eita bicho imprevisível e insaciável! É difícil, é difícil...Não a toa que a cada encontro com um colega, surpreendo-me com uma história diferente; é delicioso.
            Por isso que nem considero a escolha de atuação de um biólogo qual um pacote fechado ou uma escalada finalizada. Quem sabe ainda não surpreenderá com outra mutação..." Who knows??" (interpelaria meu ex-orientador).
                Aliás, em que fase estou?
            Seja lá qual for, fui cuidadosamente talhada para não ser única. Sou toda possibilidades. Talvez tenha sido, verdadeiramente, por isso que escolhi a Biologia como ponto de partida. Independente qual seja hoje a "espécie", o "gênero" é biólogo. Não tenho dúvidas disso.

Nenhum comentário: