quarta-feira, 7 de março de 2012

E a mulher saiu de casa


                
                     O Dia Internacional da Mulher seria uma data tão demagoga quanto qualquer outra, se esse dia não nos fosse útil para ao menos refletir, findadas as homenagens.
            Refletir sobre quem é a mulher, ou melhor, quem são as mulheres homenageadas em oito de março: são aquelas que- sim!- saem de casa todos os dias para trabalhar; mas, também, são todas que saem de casa, todos os dias, para que as outras saiam de casa para trabalhar. São também aquelas que trazem o trabalho para casa, ou ainda, que fazem da casa o seu trabalho.
            Talvez a mulher moderna não exista sem um trabalho. Contudo, existencialmente falando, talvez a mulher não exista sem uma casa. Dentro ou fora dela, todas acabam sendo “donas-de-casa”, embora, apenas uma parte de nós receba esse rótulo, por vezes, pejorativo, entre as próprias mulheres.
            Professoras, médicas, dentistas, arquitetas e bibliotecárias se fazem na Universidade. Já mulheres se fazem na família. Daí a importância latente de cuidarmos das nossas meninas no núcleo familiar. E também dos nossos meninos, para que aprendam a cuidar do coração dessas meninas enquanto elas se tornam mulheres. 
            Os tempos mudaram, conquanto, a feminilidade  ainda é mais necessária (e apreciada) do que o feminismo. Nunca fomos tão cobradas em “subir na vida” como na atualidade, por isso, galgamos sempre posições melhores, de maior destaque. Por outro lado, dizem-nos que “descer na vida” é vergonhoso para o gênero feminino, quase que ultrajante. Mas há mulheres que optam por descer alguns degraus, posicionando-se como base para sua família. Acredite, não haverá limites para o legado construído por esta mulher!
            Este dia nos convida a avaliarmos nossa postura frente a nós mesmas, a despeito dos achismos e das opiniões pré-fabricadas. Ademais, mulher, valorize-se por aquilo que você é, e não por aquilo que conquistar, afinal, seus melhores atributos já vieram inclusos no pacote básico de série. 

Nenhum comentário: